A ANÁLISE DA FALA DE UMA ESTUDANTE PARALISADA CEREBRAL E SUA PERSPECTIVA SOBRE A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA / THE ANALYSIS OF THE SPEECH OF A PARALYZED CEREBRAL STUDENT AND ITS PERSPECTIVE ON MATHEMATICAL LEARNING

Autores/as

  • Dilson Ferreira Ribeiro PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
  • Isabel Cristina Machado de Lara PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p129-145

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Paralisia Cerebral. Inclusão

Resumen

As práticas que levam em consideração limitações e habilidades de todos deve estar presente no dia a dia dos professores. O objetivo é entender como uma estudante paralisada cerebral aprendia Matemática em sua Educação Básica. Como referencial destacam-se: Imbernón (2016) na formação de professores; Mantoan (2008) sobre a Escola Inclusiva; Hoffmann (2012) na referência sobre as habilidades de um paralisado cerebral e Perrenoud (1999) sobre avaliação. Como procedimento metodológico, foi aplicada uma entrevista semi-estruturada que, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2014) serviu como método de análise o qual permitiu emergir categorias as permitiram afirmar o quanto um estudante paralisado cerebral é um estudante com condições de receber as mesmas propostas que os demais colegas, permitindo refletir o quanto a escola pode propiciar momentos em que todos aprendam com as experiências dos outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dilson Ferreira Ribeiro, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

Isabel Cristina Machado de Lara, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Professora  permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Faculdade de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa como coordenadora do PIBID e coordena grupos de pesquisa sobre Discalculia e Etnomatemática.

Publicado

2019-05-29

Cómo citar

Ribeiro, D. F., & Lara, I. C. M. de. (2019). A ANÁLISE DA FALA DE UMA ESTUDANTE PARALISADA CEREBRAL E SUA PERSPECTIVA SOBRE A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA / THE ANALYSIS OF THE SPEECH OF A PARALYZED CEREBRAL STUDENT AND ITS PERSPECTIVE ON MATHEMATICAL LEARNING. Revista Dynamis, 25(1), 129–145. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p129-145