O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES): UMA APROXIMAÇÃO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA / THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THE MANAGEMENT OF ECONOMIC SOLIDARITY ENTREPRENEURS (EES): AN APPROXIMATION THROUGH ETHNOMATEMATICS

Autores/as

  • Rafael Pires Pinheiro Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p78-93

Palabras clave:

Ensino, Matemática, Gestão, Empreendimentos, Etnomatemática.

Resumen

A Economia Solidária através dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) favorece uma possibilidade real de geração de renda, superação da pobreza e inclusão social. Pretende-se, assim, neste estudo problematizar as principais dificuldades encontradas por gestores de EES, do município de Parauapebas/PA, considerando os conhecimentos matemáticos necessários para o exercício de suas atividades. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, por meio de uma entrevista em forma de grupo focal com dez gestores de cinco EES. A apreciação dos dados obtidos foi realizada através da Análise Textual Discursiva. Foram obtidas duas categorias de análise: dificuldades enfrentadas pelos EES; matemática como ferramenta dos EES. Identificou-se como uma das necessidades dos gestores dos empreendimentos a formação em relação aos conhecimentos matemáticos necessários para a gestão dos mesmos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Pires Pinheiro, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Professor de Matemática, Mestrando em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Bióloga, Doutora em Ciências, ênfase em Ecologia. Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.

Publicado

2019-05-29

Cómo citar

Pinheiro, R. P., & Strohschoen, A. A. G. (2019). O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES): UMA APROXIMAÇÃO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA / THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THE MANAGEMENT OF ECONOMIC SOLIDARITY ENTREPRENEURS (EES): AN APPROXIMATION THROUGH ETHNOMATEMATICS. Revista Dynamis, 25(1), 78–93. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p78-93