A CONCEPÇÃO E A HABILIDADE DE DISCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA COM A ARGUMENTAÇÃO: AS ESPECIFICIDADES E A CARACTERIZAÇÃO DE UM ESTUDO / THE CONCEPTION AND ABILITY OF STUDENTS IN SCIENCES AND BIOLOGY TO THE ARGUMENTATION: THE SPECIFITIES AND THE CARACTERIZATION OF A STUDY

Autores/as

  • Agnaldo Ronie Pezarini Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p146-163

Palabras clave:

Argumentação, Concepção e habilidades, Toulmin, Bonini,

Resumen

Este artigo apresenta e discute os dados iniciais de uma pesquisa empírica de Doutorado em Ensino de Ciências sobre Argumentação no Ensino de Ciências. A singularidade deste manuscrito está nas peculiaridades encontradas e na garantia de que a hipótese inicial da pesquisa em questão é correta, a de que os participantes desta pesquisa, alunos do 9º ano e 3ª série de uma escola estadual não possuem a concepção e a habilidade para com a argumentação na perspectiva de Toulmin.

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Biografía del autor/a

Agnaldo Ronie Pezarini, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL - (Conceito CAPES 6). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduação Lato sensu em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP); Possui Especialização em Atendimento a portadores de deficiência visual pela UFSCar; Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Atualmente é Professor Efetivo - PEB II - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular III - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: Currículo, Ensino e Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Didática e Metodologia de Ensino; Recursos Didáticos; Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T)/Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Currículo, no Ensino e na Formação de Professores. É representante brasileira na Diretoria da AIA-CTS (Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência); Coordenadora do NIEPCTS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS); Avaliadora ad hoc das Revistas IENCI (Investigações em Ensino de Ciências), Informática na Educação: teoria & prática; Ciência & Educação; Avaliadora ad hoc SINAES/MEC; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Cruzeiro do Sul; Coordenadora do NAPED-CBS da Universidade Cruzeiro do Sul;

Publicado

2019-05-29

Cómo citar

Pezarini, A. R., & Maciel, M. D. (2019). A CONCEPÇÃO E A HABILIDADE DE DISCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA COM A ARGUMENTAÇÃO: AS ESPECIFICIDADES E A CARACTERIZAÇÃO DE UM ESTUDO / THE CONCEPTION AND ABILITY OF STUDENTS IN SCIENCES AND BIOLOGY TO THE ARGUMENTATION: THE SPECIFITIES AND THE CARACTERIZATION OF A STUDY. Revista Dynamis, 25(1), 146–163. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p146-163