RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA REALIZADA POR PROFESSORES COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO / PROBLEM-SOLVING: A PRACTICE PERFORMED BY MATH TEACHERS WITH HIGH SCHOOL STUDENTS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p94-112

Palabras clave:

Resolução de problemas, Produção de material didático, Prática desafiadora, Ensino Médio.

Resumen

Este estudo objetiva auxiliar professores de Matemática a fazerem uso da metodologia de resolução de problemas em suas aulas, desvinculado de conteúdos específicos. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo qualitativo, a partir do qual organizou-se um material pedagógico que foi experimentado e problematizado por sete professores com seus respectivos alunos do 1º ano do Ensino Médio de seis escolas públicas, do Vale do Taquari, RS. A partir dos relatos, escritos e falados dos professores sujeitos da pesquisa e da observação participante dos pesquisadores a algumas aulas, emergiram diferentes categorias.Como resultados, é possível destacar que os educadores apresentaram capacidade para inovar, mostrando que o apoio a partir de material concreto pode ser bastante significativo. Concluiu-se, também, que um profissional sozinho apresenta maior dificuldade em diversificar sua prática, porém, com pequenos incentivos é capaz de realizar inovações positivas que beneficiam a aprendizagem de seus alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geovana Luiza Kliemann, UNIVATES

Doutoranda em ensino, mestre (2015) e graduada (2010) em Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates. Professora de Matemática, Física e Química. Atualmente é bolsista de Doutorado com apoio da Capes no Centro Universitário Univates.

Maria Madalena Dullius, Univates

 Doutora em Ensino de Ciências (Universidade de Burgos Espanha)

Publicado

2019-05-29

Cómo citar

Kliemann, G. L., & Dullius, M. M. (2019). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA REALIZADA POR PROFESSORES COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO / PROBLEM-SOLVING: A PRACTICE PERFORMED BY MATH TEACHERS WITH HIGH SCHOOL STUDENTS. Revista Dynamis, 25(1), 94–112. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p94-112