MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO BRASILEIRO: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DESENVOLVIDAS NO BRASIL

Autores/as

  • Maria Salett Biembengut FURB
  • Kelli Cristina Dorow FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p54-61

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Mapeamento, Ensino-Aprendizagem.

Resumen

Nesta pesquisa, teve-se como propósito analisar as pesquisas apresentadas nas dissertações e teses acadêmicas sobre modelagem matemática no ensino brasileiro no período de 1976 a 2007. A pesquisa se realizou em três momentos. O primeiro teórico sobre concepção de modelagem matemática. O segundo, aplicação, teve duas unidades: análise dos resumos das dissertações e teses para se efetuar classificação; estudo de 30 dissertações (das 64 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado levantadas) para identificar concepções, metodologia e campo de pesquisa. O terceiro, o mapeamento, para avaliar os dados, considerando pontos relevantes para compreender os elementos pesquisados. Identificou dois tipos de pesquisas: com aplicação em sala de aula e teóricas. As pesquisas em sala de aula foram classificadas em 4 categorias – Ensinos: Fundamental (8), Médio (14), Superior (19) e Formação de Professores (8). As teóricas (21) versam sobre concepção (1), aprendizagem (5), ensino (12), currículo (2) e avaliação (1). O mapeamento permitiu verificar uma defesa forte em relação ao método, em particular, aquelas que os dados empíricos advieram de experiências em salas de aulas. Há aplicações em todos os níveis de escolaridade: Educação Básica, Educação Superior, Formação continuada, Supletivo, Pós-graduação. Contudo, apresentam concepções distintas e evidências em relação ao conhecimento matemático nas atividades experimentais. Há concepções distintas sobre Modelagem Matemática no Ensino por parte dos autores das pesquisas que utilizam aplicações matemáticas ou refazem modelos em nome da Modelagem; os trabalhos experimentais são realizados com alunos de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio e em alguns casos, com alunos de Cálculo Diferencial Integral I do Ensino Superior onde a matemática requerida é básica ou mais presente nas situações cotidianas. Segundo Biembengut (2003), fazer mapeamento sobre o estado atual das teorias traduzidas nas ações pedagógicas pode oferecer uma cena, ainda que possa parecer incompleta. As ações pedagógicas resultam de uma soma de circunstâncias que se originam das ligações entre os entes da Educação e suas vivências e experiências. Palavras-chave: Modelagem Matemática, Mapeamento, Ensino-Aprendizagem.

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Cómo citar

Biembengut, M. S., & Dorow, K. C. (2008). MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO BRASILEIRO: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DESENVOLVIDAS NO BRASIL. Revista Dynamis, 14(1), 54–61. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p54-61

Número

Sección

Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes