SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Autores/as

  • Vaneza De Carli Tibulo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ricardo Andreas Sauerwein Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p14-32

Resumen

Considerando a importância do desenvolvimento de competências em um Ambiente de Geometria Dinâmica e Álgebra (AGDA) já na Educação Básica, apresentamos uma sequência de Atividades Didáticas (AD) que aborda a Geometria e o Desenho Geométrico através de tarefas propostas em formato eletrônico. Ao permitir a manipulação dinâmica de representações geométricas, esta ferramenta computacional é uma facilitadora da aprendizagem de conceitos abstratos. Também acreditamos que o domínio de um AGDA é importante, pois é uma ferramenta poderosa e altamente intuitiva que pode ser usada pelo estudante em toda sua vida acadêmica para resolver problemas que vão além da Geometria e Desenho Geométrico. Entendendo que o desenvolvimento de competências em uma ferramenta só é possível com o uso regular e sistemático, propomos uma sequência de AD composta por 34 atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vaneza De Carli Tibulo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM

Ricardo Andreas Sauerwein, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM

Publicado

2017-05-15

Cómo citar

Tibulo, V. D. C., & Sauerwein, R. A. (2017). SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS. Revista Dynamis, 22(1), 14–32. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p14-32

Número

Sección

Artigos