A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE QUÍMICA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p45-58Palabras clave:
Experimentação, Cognição, Socialização, Química, Crianças.Resumen
O objetivo deste trabalho é relatar a realização de uma Oficina de Química para Crianças, desenvolvida como parte da programação da Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT), sediada pela Universidade Federal de Santa Catarina-Centro de Blumenau (UFSC-BNU), no ano de 2016. As atividades desenvolvidas estão inseridas como parte de um projeto de pesquisa/extensão que visa a criação de um laboratório de química de crianças, na UFSC-BNU e criação de um ambiente temático denominado “Química e as Crianças” no Quimidex (UFSC-Florianópolis). As atividades foram desenvolvidas para crianças regularmente matriculadas na Escola Básica Municipal “Gustavo Richard” da cidade de Blumenau-SC. A utilização dos experimentos propostos bem como a abordagem de temáticas próprias da área de Química, ampliou a curiosidade das crianças, viabilizando a exploração de seu entorno e o exercício de descobrir e (re) inventar seus modos imagéticos, como importantes aspectos para formação cognitiva e social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.