A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE QUÍMICA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS INICIAIS

Autores/as

  • Aldo Sena de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anelise Maria Regiani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Bulegon Brondani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Santiago Francisco Yunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduarda Giese Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p45-58

Palabras clave:

Experimentação, Cognição, Socialização, Química, Crianças.

Resumen

O objetivo deste trabalho é relatar a realização de uma Oficina de Química para Crianças, desenvolvida como parte da programação da Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT), sediada pela Universidade Federal de Santa Catarina-Centro de Blumenau (UFSC-BNU), no ano de 2016. As atividades desenvolvidas estão inseridas como parte de um projeto de pesquisa/extensão que visa a criação de um laboratório de química de crianças, na UFSC-BNU e criação de um ambiente temático denominado “Química e as Crianças” no Quimidex (UFSC-Florianópolis). As atividades foram desenvolvidas para crianças regularmente matriculadas na Escola Básica Municipal “Gustavo Richard” da cidade de Blumenau-SC. A utilização dos experimentos propostos bem como a abordagem de temáticas próprias da área de Química, ampliou a curiosidade das crianças, viabilizando a exploração de seu entorno e o exercício de descobrir e (re) inventar seus modos imagéticos, como importantes aspectos para formação cognitiva e social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldo Sena de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Química pela UFSC (2014) com doutorado sandwich pela University of Copenhagen (Denmark), mestre em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010) e possui graduação em Química pela Universidade Federal de Lavras (2007). Tem experiência na área de Química Orgânica atuando em Química Biológica e Química de Produtos Naturais. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas na área de educação, especialmente em Ensino de Ciências e Educação à Distância. Tem investigado temas envolvendo mídias e conhecimento na educação.  Atualmente é Professor Adjunto A, nível I, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Blumenau, participa do grupo de pesquisa Núcleo de Química Orgânica e Catálise (NUQUIOCAT - http://nuquiocat.quimica.blumenau.ufsc.br/), do grupo Química de Produtos Naturais e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECEMAT/UFSC. É professor do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB.

Publicado

2017-05-15

Cómo citar

Oliveira, A. S. de, Silva, A. C. A. da, Regiani, A. M., Brondani, P. B., Yunes, S. F., & Giese, E. (2017). A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE QUÍMICA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS INICIAIS. Revista Dynamis, 22(1), 45–58. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p45-58

Número

Sección

Artigos