ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UM OLHAR SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA-RS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p16-25Palabras clave:
Abordagem Temática Freireana, Projetos Pedagógicos, Currículo, EscolaResumen
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir de estudo efetuado nos Projetos Pedagógicos das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Santa Maria-RS. Investigou-se, a estruturação curricular do Ensino Médio, a tessitura dos currículos, verificando se os mesmos abordam o trabalho na perspectiva de temas geradores, ou seja, da Abordagem Temática Freireana (ATF). Utilizando a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, foi possível perceber que duas escolas estruturam o currículo a partir de temas, porém, não pode ser afirmado se realmente está em consonância ATF pela formaexposta noPPda escolhas dos temas. Em contrapartida, destaca-se o avanço curricular destas escolas, uma vez que se percebeque refletem sobre que aluno que querem formar e qual sociedade desejam. Assim como demonstram estarem preocupadas em desenvolver um aluno o capaz de analisar o seu papel enquanto cidadão.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-09-26
Cómo citar
Ferreira, M. V. (2016). ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UM OLHAR SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA-RS. Revista Dynamis, 21(2), 16–25. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p16-25
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.