A MODELAGEM MATEMÃTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÃTICA DO ESTADO DO PARANÃ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p29-46Palabras clave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Licenciatura em Matemática.Resumen
A modelagem matemática como disciplina é essencial para que se contribua com a formação qualificada dos futuros professores de Matemática. Assim, objetivou-se analisar as faculdades/universidades do estado do Paraná que oferecem a disciplina de modelagem matemática inserida na matriz curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática. O presente estudo desenvolveu-se à luz da pesquisa qualitativa, no qual a coleta de dados se deu por meio da observação e análise do material obtido nos endereços eletrônicos das instituições de ensino superior cadastradas no “e-mec”[1]. Os resultados apontaram que a maioria dessas faculdades/universidades não insere a modelagem matemática na matriz curricular do curso mencionado. Logo, diversos licenciandos poderão não obter uma preparação para trabalhá-la no ensino e terem dificuldades para reconhecer sua importância no ensino e aprendizagem de Matemática.
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