A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores/as

  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Rosana Soares Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p29-46

Palabras clave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Licenciatura em Matemática.

Resumen

A modelagem matemática como disciplina é essencial para que se contribua com a formação qualificada dos futuros professores de Matemática. Assim, objetivou-se analisar as faculdades/universidades do estado do Paraná que oferecem a disciplina de modelagem matemática inserida na matriz curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática. O presente estudo desenvolveu-se à luz da pesquisa qualitativa, no qual a coleta de dados se deu por meio da observação e análise do material obtido nos endereços eletrônicos das instituições de ensino superior cadastradas no “e-mec”[1]. Os resultados apontaram que a maioria dessas faculdades/universidades não insere a modelagem matemática na matriz curricular do curso mencionado. Logo, diversos licenciandos poderão não obter uma preparação para trabalhá-la no ensino e terem dificuldades para reconhecer sua importância no ensino e aprendizagem de Matemática.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atua como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná em cursos de graduação e pós-graduação. Na pós-graduação é do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, para os cursos de mestrado profissional e de doutorado.

Maria Rosana Soares, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atua como professora na educação básica  e cursos de graduação. É mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Publicado

2015-11-11

Cómo citar

Santos Junior, G. dos, & Soares, M. R. (2015). A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Dynamis, 20(2), 29–46. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p29-46

Número

Sección

Artigos