CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES

Autores/as

  • Valéria Barbosa Veríssimo Professora de uma escola pública de Recife-PE.
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p41-52

Palabras clave:

Concepções, propriedades coligativas das soluções, estudantes

Resumen

Este estudo apresenta uma investigação sobre as concepções de estudantes de Química do ensino médio sobre as propriedades coligativas das soluções. Nesse sentido, a pesquisa contou com a participação de 12 alunos de uma escola pública. Eles responderam a oito questões que versavam sobre alguns aspectos das propriedades coligativas atrelados aos conceitos forças intermoleculares, ligação química e questões atuais, como utilização de soro e de bebidas isotônicas, não utilização da água do mar para consumo humano. As respostas foram categorizadas em satisfatória, parcialmente satisfatória, insatisfatória e não respondeu. Os resultados mostraram lacunas cognitivas em relação aos conceitos forças intermoleculares, ligação química e muitos deles não conseguiram relacionar as questões atuais supracitadas com as propriedades coligativas das soluções. Os resultados sugerem a necessidade de formulação de estratégias didáticas que promovam uma ampla discussão e aprendizagem em diferentes níveis de ensino deste conteúdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Barbosa Veríssimo, Professora de uma escola pública de Recife-PE.

Licenciada em Química, Mestre em Ensino de Ciências pela UFRPE. Professora do estado de Pernambuco.

Angela Fernandes Campos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Química e membro permanete do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Departamento de Química/EnsinodeQuímica

Publicado

2016-09-26

Cómo citar

Veríssimo, V. B., & Campos, A. F. (2016). CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES. Revista Dynamis, 21(2), 41–52. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p41-52

Número

Sección

Artigos