AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DE MÚSICA E TEATROINTERPRETAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p102-112Palabras clave:
Avaliação do ensino em Artes, Avaliação na Educação Superior, Avaliação em curso Superior de Música, Avaliação em curso Superior de Teatro-Interpretação.Resumen
Resumo: Os procedimentos avaliativos estão relacionados a valores culturais e sociais, assim como as concepções de educação, escola e sociedade. A complexidade da avaliação em Artes se faz maior, pois envolve, ainda, questões relacionadas à subjetividade da arte no processo de avaliativo. A presente pesquisa teve por objetivo caracterizar os procedimentos, instrumentos e critérios de avaliação relacionados a concepções de Educação, Ensino de Arte e Avaliação que norteiam as práticas docentes de dois cursos de graduação em Artes - Música e Teatro-Interpretação – da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Este trabalho se faz relevante, pois busca compreender dificuldades envolvidas na avaliação em Arte, atenta às especificidades da sua subjetividade, de discussão escassa no âmbito científico brasileiro. Os procedimentos metodológicos utilizados envolveram revisão bibliográfica, análise documental (planos de ensino e Projeto Político Pedagógico dos cursos) e entrevistas com os docentes dos referidos cursos. Na análise do material empírico, foram priorizados como referencial estudos sobre avaliação na Educação Superior: HOFFMANN (2000), HADJI (2001) e SAUL (1995); e sobre ensino de Arte no Brasil, BARBOSA (1998). Nos resultados sobressaem, para o curso de Música, dificuldades de empreender um processo avaliativo democrático (SAUL, 2000), atento ao processo de maturação cognitiva de cada sujeito, visto a heterogeneidade do perfil dos acadêmicos. Quanto ao curso de Teatro-Interpretação, nota-se amplo uso de critérios avaliativos comportamentais e subjetivos, de modo que, embora os docentes atribuam à avaliação um sentido emancipatório DIAS SOBRINHO (2002), seus usos apontam para uma concepção de avaliação diagnóstica e visão escolanovista de Ensino de Arte. Palavras-chave – Avaliação do ensino em Artes; Avaliação na Educação Superior; Avaliação em curso Superior de Música. Avaliação em curso Superior de Teatro-Interpretação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-01-23
Cómo citar
Delagnolo, D. P., & Meneghel, S. M. (2008). AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DE MÚSICA E TEATROINTERPRETAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA. Revista Dynamis, 13(1), 102–112. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p102-112
Número
Sección
Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.