Petrofut: novos desafios para o engenheiro do futuro

Autores/as

  • Valquíria Villas-Boas Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • José Arthur Martins Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Odilon Giovannini Júnior Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p45-55

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Aprendizagem Baseada na resolução de Problemas, Ensino Médio

Resumen

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p45-55

É possível despertar a curiosidade científica dos jovens por meio de propostas pedagógicas aplicadas fora do contexto escolar evitando, assim, a reprodução da informação das aulas tradicionais. O processo de ensino-aprendizagem através de oficinas interdisciplinares com uma estratégia inovadora pode ajudar no entendimento de conceitos científicos controversos, muitas vezes não discutidos em sala de aula e que têm importância fundamental para a formação de sujeitos críticos e conscientes. Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas dentro do projeto UCS-PROMOPETRO: Novos Desafios para o Engenheiro do Futuro, também conhecido como PETROFUT, que promove a integração dos alunos de ensino médio com a universidade através de oficinas interativas e interdisciplinares nas áreas de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, elaborada à luz da estratégia Aprendizagem baseada na resolução de Problemas (PBL), visando estimulá-los a seguir as carreiras científicas e tecnológicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-12-15

Cómo citar

Villas-Boas, V., Martins, J. A., & Giovannini Júnior, O. (2012). Petrofut: novos desafios para o engenheiro do futuro. Revista Dynamis, 18(2), 45–55. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p45-55