UM RELATO DE VIVÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MODELLUS E DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores/as

  • Humberto da Silva Oliveira Universidade Estadual da Paraíba
  • Morgana Ligia de Farias Freire Universidade Estadual da Paraíba
  • Filomena Maria Gonçalves da S. Cordeiro Moita Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p74-83

Palabras clave:

Física. Modellus. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa

Resumen

Este texto tem como objetivo relatar uma vivência em sala de aula, feita na tentativa de aplicar a Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel, utilizando o software Modellus, em conjunto com a aplicação de mapas conceituais no estudo do movimento dos projéteis. Foi aplicado em uma turma do 1º ano do ensino médio, seguindo-se as orientações do PCN+ para o ensino de Física. Os resultados revelaram que a abordagem utilizada no processo de ensino e aprendizagem, para a apresentação do conteúdo, possibilitou uma participação mais ativa dos alunos, que demonstraram interesse e curiosidade em manusear o computador para explorar os conceitos estudados em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Humberto da Silva Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Física do Estado da Paraíba.

Físico na Universidade Federal da Paraíba.

Mestrando do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba

Morgana Ligia de Farias Freire, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialização em Física pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Física pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande . Atualmente é professora Doutor-B-DE da Universidade Estadual da Paraíba

Filomena Maria Gonçalves da S. Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba

Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios, Mestra em Educação e Doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2015-11-04

Cómo citar

Oliveira, H. da S., Freire, M. L. de F., & Moita, F. M. G. da S. C. (2015). UM RELATO DE VIVÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MODELLUS E DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Dynamis, 20(1), 74–83. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p74-83

Número

Sección

Artigos