Gêneros discursivos na modalidade retórica do orientar: estudo com estudantes do ensino médio

Autores/as

  • Osmar de Souza FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n3p18

Palabras clave:

Material de instrução. Sequência Didática. Modalidade retórica. Orientar.

Resumen

Este artigo origina-se de uma pesquisa envolvendo alunos do ensino médio, para se compreender a interação escrita de alunos com gêneros discursivos pertencentes à ordem do orientar. O estudo se concentra numa sequência didática desenvolvida numa segunda série do ensino médio. A sequência didática é entendida como um conjunto de atividades em que o aluno se detém num determinado gênero textual, observando como, de uma etapa a outra ocorre ou não transformações substanciais que permitam o reconhecimento de que o aluno atende às exigências do gênero selecionado. O comando para escrita se concentrou em que os alunos deveriam pensar num brinquedo que necessitasse de instrução para o seu uso adequado. Os alunos deveriam ter como referência textos de manuais de instrução, receitas, jogos educativos, materiais de informáticas que implicam instalação entre outros. Os gêneros discursivos são entendidos como tipos de textos, relativamente estáveis e que dependem da esfera social em que são usados. Os resultados apontaram para textos em que a modalidade retórica usada foi a descritiva, com orientações limitadas, na primeira versão. Poucas alterações foram encontradas na versão final.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osmar de Souza, FURB

Doutor em Linguística, pela UNESP-ASSIS-SP; Professor do PPGe FURB. Autor de artigos sobre escrita e leitura na escola; organizador de livros sobre autoria.

Publicado

2011-08-11

Cómo citar

Souza, O. de. (2011). Gêneros discursivos na modalidade retórica do orientar: estudo com estudantes do ensino médio. Revista Dynamis, 15(3), 18. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n3p18

Número

Sección

Ensino