As concepções acerca de modelos matemáticos de alunos do curso de administração
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n2p09-17Palabras clave:
modelagem matemática, aprendizagem significativa, situações-problema, mapa conceitual, alunos do curso de AdministraçãoResumen
Este estudo, realizado com 58 alunos da disciplina Pesquisa Operacional do curso de Administração do Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS, tem por objetivo mostrar as mudanças nas concepções dos alunos acerca do conceito modelo matemático. Apresenta sustentação teórica em Dutra et al (2006), Tavares (2007), Novak (1988, 1990), Moreira e Masini (1982), Ausubel (2003), Moreira (1987), Bassanezi (2002), Goldbarg (2000), Gazzeta (1989), Pidd (1998), Granger (1969), Biembengut (2003), Warwick (2007), Hein e Loersch (1999), Lachtermacher (2007), Prado (1999) e Caixeta Filho (2004). Os resultados da pesquisa fazem parte da tese de doutoramento a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia baseou-se na comparação de mapas conceituais representados no início do semestre com os mapas conceituais finais, realizados ao término do semestre letivo. Observou-se que o mapa conceitual final do conceito modelo matemático tem mais conceitos e frases de ligação se compa¬rado ao inicial. Os referidos mapas ainda mostraram evidências da conscientização dos alunos acerca de modelos matemáticos para sua formação profissional.Descargas
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Rehfeldt, M. J. H., Zaro, M. A., & Timm, M. I. (2009). As concepções acerca de modelos matemáticos de alunos do curso de administração. Revista Dynamis, 14(2), 09–17. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n2p09-17
Número
Sección
Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
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