As concepções acerca de modelos matemáticos de alunos do curso de administração

Autores/as

  • Márcia Jussara H. Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Milton Antonio Zaro UFRGS
  • Maria Isabel Timm UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n2p09-17

Palabras clave:

modelagem matemática, aprendizagem significativa, situações-problema, mapa conceitual, alunos do curso de Administração

Resumen

Este estudo, realizado com 58 alunos da disciplina Pesquisa Operacional do curso de Administração do Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS, tem por objetivo mostrar as mudanças nas concepções dos alunos acerca do conceito modelo matemático. Apresenta sustentação teórica em Dutra et al (2006), Tavares (2007), Novak (1988, 1990), Moreira e Masini (1982), Ausubel (2003), Moreira (1987), Bassanezi (2002), Goldbarg (2000), Gazzeta (1989), Pidd (1998), Granger (1969), Biembengut (2003), Warwick (2007), Hein e Loersch (1999), Lachtermacher (2007), Prado (1999) e Caixeta Filho (2004). Os resultados da pesquisa fazem parte da tese de doutoramento a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia baseou-se na comparação de mapas conceituais representados no início do semestre com os mapas conceituais finais, realizados ao término do semestre letivo. Observou-se que o mapa conceitual final do conceito modelo matemático tem mais conceitos e frases de ligação se compa¬rado ao inicial. Os referidos mapas ainda mostraram evidências da conscientização dos alunos acerca de modelos matemáticos para sua formação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Jussara H. Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Milton Antonio Zaro, UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Luterana do Brasil

Maria Isabel Timm, UFRGS

Coordenadora de Tecnologia Educacional e EAD do Centro de Supercomputação da UFRGS

Cómo citar

Rehfeldt, M. J. H., Zaro, M. A., & Timm, M. I. (2009). As concepções acerca de modelos matemáticos de alunos do curso de administração. Revista Dynamis, 14(2), 09–17. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n2p09-17

Número

Sección

Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes