CONCEPÇÕES SOBRE CIRCUITO ELÉTRICO NOS ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DE TIMOR LESTE: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12121Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos estudantes do Departamento de Ensino de Física sobre o conceito básico de circuito elétrico, bem como avaliar as respostas fornecidas por eles. O estudo focou nas concepções alternativas relacionadas aos conceitos de circuitos elétricos simples. Uma das abordagens mais comuns e amplamente utilizadas para esse fim é a aplicação de testes especialmente elaborados para avaliar essas concepções. No contexto do ensino de Física, as concepções dos alunos desempenham um papel fundamental, pois influenciam diretamente a compreensão de temas como eletricidade e eletromagnetismo. A pesquisa é de tipo exploratória, onde envolveu 32 estudantes de uma universidade em Timor Leste, e os dados foram coletados por meio de um questionário composto por 21 questões. Os resultados indicam que 66,96% dos estudantes possuem concepções corretas sobre o conceito básico de circuito elétrico, enquanto 33,04% apresentam concepções equivocadas relacionadas a esse conceito.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.