CONCEPÇÕES SOBRE CIRCUITO ELÉTRICO NOS ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DE TIMOR LESTE: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12121

Resumen

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos estudantes do Departamento de Ensino de Física sobre o conceito básico de circuito elétrico, bem como avaliar as respostas fornecidas por eles. O estudo focou nas concepções alternativas relacionadas aos conceitos de circuitos elétricos simples. Uma das abordagens mais comuns e amplamente utilizadas para esse fim é a aplicação de testes especialmente elaborados para avaliar essas concepções. No contexto do ensino de Física, as concepções dos alunos desempenham um papel fundamental, pois influenciam diretamente a compreensão de temas como eletricidade e eletromagnetismo. A pesquisa é de tipo exploratória, onde envolveu 32 estudantes de uma universidade em Timor Leste, e os dados foram coletados por meio de um questionário composto por 21 questões. Os resultados indicam que 66,96% dos estudantes possuem concepções corretas sobre o conceito básico de circuito elétrico, enquanto 33,04% apresentam concepções equivocadas relacionadas a esse conceito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gastão Soares Ximenes de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possuí licenciatura em ENSINO DE FÍSICA pela Universidade Nacional de Timor-Loro Sa'e (2014). Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Laboratório Experimental de Física Básica. Tenho experiência de pesquisa na área de eletricidade e eletromagnetismo em circuitos elétricos em geral, e também como pesquisador na área de educação na elaboração de currículos para o ensino básico, médio e superior. Sou docente contratado na categoria de Assistente Sénior D1 no ensino superior na Universidade Nacional de Timor Loro Saé, na Faculdade de Educação, Artes e Humanidade (FEAH), no departamento de ensino de Física (2015-2023). É responsável por algumas disciplinas como física geral experimental I, física do ensino médio, cálculo e geometria analítica I e II, física ambiental, prática pedagógica I (microensino), prática pedagógica II (estágio em pedagogia), além de ser responsável por algumas disciplinas e também ser professor responsável por assuntos estudantis para realização de pesquisas, ciência e extensão comunitária. No momento, como bolsista do GCUB-Mobilidade Internacional, estou cursando o mestrado no Programa: 006 - PPGECT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Curso: 035 - Mestrado Profissional, Área de Concentração: Ciência, Tecnologia e Ensino, Linha de Pesquisa: Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática.

Editar Resumo

Richar Nicolas Duran Andrades, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Richar Nicolás Durán. Doutorando em Ensino de Ciência e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Licenciado em Física e Matemática pela Universidade de Los Andes (ULA). Trujillo-Venezuela. Especialista em Docência Básica em Educação Superior (ULA). Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemáticas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Paraná Brasil. Pesquisador ativo no Grupo de Pesquisa GRINCEF-ULA-NURR. Venezuela.

Teodoro Soares, National University of East Timor

Teodoro Soares. Doutor em Área de Educação (PhD) pela Universidade de Coimbra Portugal . Mestrado em Área de Educação  também em Portugal pela universidade do Minho Portugal.  Especialista em área de Educação mais para atividade laboratório.  Atualmente, ele é decano de Faculdade da Educação Artes e Humanidade pela Universidade Nacional Timor Loro Sa'e (UNTL), e docente ativo em departamento ensino de física em UNTL.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Soares Ximenes de Oliveira, G., Nicolas Duran Andrades, R., & Soares, T. (2024). CONCEPÇÕES SOBRE CIRCUITO ELÉTRICO NOS ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DE TIMOR LESTE: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e12121. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12121