DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA CIENTÍFICA: UM ESTUDO PRELIMINAR DAS IDEIAS-CHAVE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11787Resumen
Este trabalho faz parte de uma tese de doutorado em andamento que visa estabelecer conexões entre as competências científicas fundamentais para a formação docente, as competências específicas para o ensino das Ciências da Natureza conforme a Base Nacional Comum Curricular de 2018, e os princípios da Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nosso foco está na análise do livro "11 Ideas Clave – El Desarrollo de la Competencia Científica" (Pedrinaci et al., 2012), com o intuito de criar um primeiro mapa de referência para correlacionar esses elementos. Utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2020), examinamos a obra em busca de categorias que sustentem nossas correlações pretendidas. Os autores propõem uma reflexão sobre o ensino de ciências da natureza por competências, abordando 11 ideias-chave relacionadas ao tema. Ao final, apresentamos as 6 categorias obtidas, oferecendo uma estrutura de referência para futuras pesquisas e práticas educacionais em Ciências da Natureza.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.