HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA EJA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11695

Resumen

Este artigo analisa como as pesquisas brasileiras apresentam a utilização da História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa com base no Mapeamento na Pesquisa Educacional, foram coletados dados de fonte como Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A partir dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, foram selecionadas cinco investigações que compuseram o corpus de análise desta investigação. Para realização da análise, foram estabelecidas quatro categorias elencada a priori: a) contexto e objetivos da pesquisa; b) fundamentos teóricos empregados; c) metodologias adotadas; d) principais resultados obtidos. A análise permitiu identificar a relevância da integração da História da Matemática como recurso pedagógico no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 

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Biografía del autor/a

Ana Lucia Silva Simas, UNEB

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos

Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Zulma Elizabete de Freitas Madruga , Universidade Estadual de Santa Cruz- Bahia

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Jose Fernando Santos Rodrigues Junior, Universidade Estadual de Santa Cruz- Bahia

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Publicado

2024-05-10

Cómo citar

Silva Simas, A. L., de Freitas Madruga , Z. E., & Santos Rodrigues Junior, J. F. (2024). HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA EJA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11695. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11695