GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM EXERCÍCIO: UMA ANÁLISE DAS JORNADAS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11546

Resumen

A Educação Patrimonial é uma abordagem metodológica que prima trabalhar com o passado para a compreensão do presente, visando prospectar o futuro. O presente estudo tem por objetivo analisar como vem sendo promovida a formação continuada dos docentes em exercício no território do Geoparque Quarta Colônia (GQC), por meio das cinco edições das Jornadas Interdisciplinares de Formação de Professores em Educação Patrimonial. A pesquisa é de abordagem qualitativa e documental, adotando como técnica de análise dos dados, a Análise de Conteúdo. Foram levantadas e analisadas a programação, temáticas e iniciativas das cinco edições das Jornadas, ofertadas a docentes, no período de 2020 a 2023. Observou-se que as Jornadas, por meio de suas programações, oportunizaram aos docentes conhecimentos acerca do patrimônio Cultural e Natural do território do GQC sendo que, inicialmente, direcionando às questões históricas, sociais e geológicas (sociodiversidade e geodiversidade) e, no transcorrer das edições, contemplando aspectos da biodiversidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriele Prestes da Silveira, Universidade Franciscana

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Universidade Franciscana

adrieleprestesdasilveira@gmail.com

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Universidade Franciscana

rosemarvestena@gmail.com

 

Publicado

2024-06-03

Cómo citar

Prestes da Silveira, A., & de Fátima Vestena, R. (2024). GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM EXERCÍCIO: UMA ANÁLISE DAS JORNADAS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11546. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11546