AVALIAÇÃO DESCRITIVA E LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11449Resumen
Um ensino voltado para o letramento matemático depende de uma mudança no processo avaliativo, pois de uma maneira geral as práticas pedagógicas em matemática priorizam a linguagem numérica, da mesma forma, a avaliação se restringe ao resultado final, do certo ou errado, sem considerar a trajetória realizada no processo. Diante deste cenário, essa proposta teve como objetivo principal analisar as contribuições de uma prática de avaliação descritiva no desenvolvimento do letramento matemático em estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, implementada por meio de uma intervenção. A referida proposta de intervenção apresenta alguns pressupostos da teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Os instrumentos utilizados na coleta de dados envolveram um questionário e documentos que continham a produção escrita dos estudantes: diário matemático, avaliações, autoavaliações, bem como os resultados da roda de conversa no grupo focal. Os dados coletados foram analisados e interpretados através da análise textual discursiva. De acordo com o resultado das análises, é possível inferir que a avaliação processual, dialógica e descritiva, pensada e desenvolvida neste estudo, contribuiu no acompanhamento da trajetória dos estudantes e na promoção de aprendizagens fundamentais para essa etapa de ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.