DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:

PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores/as

  • Tiago Venturi Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Daiana Aline Katchor Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11308

Resumen

A pandemia de Covid-19 e um contexto de desinformação fez emergir a importância da divulgação científica no contexto nacional, inclusive na escola. Como consequência, são imprescindíveis reflexões acerca da formação de professores e suas necessidades para estratégias didáticas na educação em ciências. Nesse estudo objetivou-se analisar a percepção de futuros professores acerca da utilização da divulgação científica como ferramenta para os processos de ensino de ciências e biologia e suas necessidades formativas, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa qualitativa utilizou-se da análise textual discursiva. As categorias finais emergentes foram: a) o que é ciência e porque confiar; b) divulgação científica e os veículos de divulgação; c) divulgação científica como disciplina. Os resultados demonstraram que os futuros docentes reconhecem a importância da divulgação científica e de sua utilização em sala de aula, porém apresentam dificuldades em sua inserção devido às deficiências formativas na formação inicial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Pesquisas na área de Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Ensino de Ciências. Professor do Departamento de Educação, Ensino e Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE da Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Daiana Aline Katchor, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor Palotina.

Publicado

2024-04-04

Cómo citar

Venturi, T., & Katchor, D. A. (2024). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11308. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11308