ANÁLISE SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p173-191

Resumen

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que aborda o desenvolvimento de competências, habilidades e objetos de aprendizagem. Nessa perspectiva, para contribuir com o protagonismo dos jovens estudantes e garantir Livros Didáticos (LDs) mais atrativos para os docentes e discentes, a BNCC anuncia o termo Pensamento Computacional (PC) que torna-se um dos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do ano de 2021. Desse modo, esta pesquisa buscou analisar como os LDs aprovados no PNLD de 2021 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio abordam, no livro do professor, as atividades que desenvolvem o PC. Para alcançar tal objetivo, utilizamos de pressupostos teórico-metodológicos de análise de conteúdo. Observamos que há atividades que permitem uma compreensão melhor sobre o PC. Reforçamos, a importância desta pesquisa para auxiliar o docente a compreender a abordagem do PC presente nesses LDs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

Rezende, B. de P., Araújo da Silva, A. C., & de Souza Costa Junior, M. (2023). ANÁLISE SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. Revista Dynamis, 29(2), 173–191. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p173-191