AVANÇOS E DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM APLICATIVO DE REVISÃO ESPAÇADA DE CONCEITOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Diego Leonardo Chaves Radiske UFSM
  • Muryel Pyetro Vidmar UFSM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p19-39

Resumen

Este trabalho pretende investigar os avanços e obstáculos na elaboração de uma sequência didática para a abordagem de conteúdos de Física para o Ensino Médio a partir da estratégia de revisão espaçada, mediada tecnologicamente por um aplicativo de smartphone. A construção da sequência didática envolveu análise e aprofundamento das potencialidades, possibilidades e limitações associadas à estratégia de revisão espaçada e ao aplicativo Anki, para o Ensino de Física. Foram construídos sessenta cartões no aplicativo Anki para revisão espaçada. Houve obstáculos como o desafio de engajar os alunos no estudo utilizando o smartphone, assim como limitações do Anki que não possibilitam ao professor um acompanhamento aprofundado do desempenho do aluno ou turma. Mas há avanços como as potencialidades do Anki em contribuir para a criação de um hábito de estudo contínuo pelos alunos, favorecer o interesse destes pela aprendizagem, possibilitar múltiplas representações do conhecimento e articular-se com metodologias ativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Muryel Pyetro Vidmar, UFSM

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação em Ciências pela UFSM. Atuou como professor de Física do ensino médio e do ensino técnico no Colégio Politécnico da UFSM. Atualmente é professor adjunto A do Departamento de Física da UFSM, e atua em disciplinas de Física e Ensino de Física, na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase na inserção de tecnologias educacionais em rede nesse âmbito.

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

Radiske, D. L. C., & Vidmar, M. P. (2023). AVANÇOS E DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM APLICATIVO DE REVISÃO ESPAÇADA DE CONCEITOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Dynamis, 29(2), 19–39. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p19-39