DESIGN-BASED RESEARCH PARA O DESENVOLVIMENOTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E ATIVAÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores/as

  • Erisnaldo Francisco Reis Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p61-77

Resumen

Este artigo se refere aos aspectos da pesquisa que faz parte de uma tese doutoral em que se utilizou a abordagem do Design - Based Research (DBR). Considerando-se os princípios desta metodologia reporta-se acerca do desenvolvimento de um protótipo de Produto Educacional (PE) na forma de Sequência Didática (SD), vinculado à tese de doutoramento do primeiro autor. Assim, o objetivo deste artigo é mostrar como a pesquisa se desenvolveu tomando-se por base a DBR. A partir das informações observadas, pôde-se interpretar o potencial que a metodologia da DBR traz para que sejam idealizadas e construídas propostas de intervenção e melhoramento de  aplicações de soluções práticas. Ressalta-se que por se tratar de uma implementação em ambiente de sala de aula real ela ganha a dimensão prática-metodológica, ou seja, traz possibilidade de aproximação da pesquisa dos problemas e necessidade reais dos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erisnaldo Francisco Reis, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Biólogo. Mestre em Ensino de Ciências Exatas. Doutorando em Ensino de Ciências Exatas.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino (PPGEnsino) e  Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE).  Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.
Universidade Vale do Taquari - Univates

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

Reis, E. F., & Strohschoen, A. A. G. (2023). DESIGN-BASED RESEARCH PARA O DESENVOLVIMENOTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E ATIVAÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Dynamis, 29(2), 61–77. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p61-77