MAPEAMENTO DE PESQUISAS COM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS DE ÃLGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p78-93Resumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar um mapeamento sobre Aprendizagem Significativa e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas relacionadas ao ensino de Álgebra a partir das teses e dissertações publicadas no catálogo de tese e dissertações da Capes no período de 2012 a 2021, a fim de analisar os trabalhos relacionados a temática. Como campo de investigação foram utilizados os termos: Álgebra Linear e UEPS; Matrizes e UEPS; Determinantes e UEPS; Sistemas Lineares e UEPS; Álgebra Linear e Aprendizagem Significativa; Matrizes e Aprendizagem Significativa; Determinantes e Aprendizagem Significativa; Sistemas Lineares e Aprendizagem Significativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com um corpus de análise constituído por dez pesquisas. Foram elencadas duas categorias de análise, sendo elas: Aspectos teóricos e Aspectos metodológicos. A partir do mapeamento das pesquisas, verifica-se uma concentração de pesquisas na área da Educação Matemática (7) e (4) implementadas na Educação Básica. O principal enfoque, quanto ao conteúdo da pesquisa envolvendo Álgebra e Teoria da Aprendizagem Significativa na Educação Básica, é o de Matrizes. Com base no mapeamento feito foram encontradas poucas pesquisas com enfoque da Teoria da Aprendizagem Significativa e das UEPS envolvendo os conceitos de Álgebra tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.
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