NÚMEROS IRRACIONAIS:

UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS SITUADAS NO PERÍODO 2000-2019

Autores/as

  • Wagner Marcelo Pommer UNIFESP, campus Diadema

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p115-133

Resumen

Esta pesquisa objetivou realizar um mapeamento de pesquisas científicas brasileiras tendo como foco temático os números irracionais entre 2000 e 2019. O recurso metodológico foi o estado da arte, tendo como fonte de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e o Google Acadêmico, tendo sido identificadas trinta teses, dissertações acadêmicas e profissionais no entorno da área ‘Educação’, ‘Educação Matemática’, ‘Ensino de Matemática’ e ‘Ensino de Matemática e Ciências’ e correlatas. Verificamos que 53,33% das monografias têm como foco principal os números irracionais e que 40% exploram o tema como coadjuvante dos números reais. Quanto ao sujeito de pesquisa, 42,5% das monografias versam sobre alunos, 22,5% envolvem professores, outros 22,5% focam sobre livros didáticos, enquanto que 12,5% se debruçam sobre a epistemologia da matemática sobre os números irracionais ou números reais. No quesito área principal do conhecimento do Programa de Pós-Graduação 33,33% se situam na área da Educação, 30% em Educação Matemática, 10% em Educação em Ciências e Matemática (ou Educação para as Ciências e Matemática), 3,33% em Educação Matemática e Tecnológica, 20% em Ensino de Matemática e 3,33% em Ensino de Ciências e Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP, campus Diadema

Trabalho atualmente na graduação e no mestrado acadêmico associado ao curso de Ciências- Licenciatura, da UNIFESP, campus Diadema-SP. Sou bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie (1983) e Física pela PUC/SP (1996). Tenho especialização em Matemática, pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestrado acadêmico em Educação Matemática (PUSP, 2008) e doutorado em Educação (FEUSP, 2012). Minha experiência em pesquisas se situa principalmente nos seguintes temas: Teoria Elementar dos Números e Números Irracionais. Na parte teórico-metodológica o enfoque envolve a Didática da Matemática Francesa, especialmente na Engenharia Didática de Brousseau e Artigue, nos Registros de Representação Semiótica de Duval, na Teoria do Antropológico de Chevallard, na Metacognição e nos Núcleos de Significação.

 

Curriculo:  http://lattes.cnpq.br/4262149292744127

ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6138-1279

 

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

Pommer, W. M. (2023). NÚMEROS IRRACIONAIS:: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS SITUADAS NO PERÍODO 2000-2019. Revista Dynamis, 29(2), 115–133. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p115-133