AS TDIC NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p39-53Resumen
Entendendo-se que Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação precisam fazer parte das interações pedagógicas atuais, é necessário oportunizar a formação de professores para que esses as usem em consonância com questões pedagógicas e com os conteúdos trabalhados. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizada como um estudo de caso, objetiva compreender como professores, que cursam pós-graduação em Ensino em Ciências e Matemática, entendem as interações pedagógicas, no que diz respeito ao uso das tecnologias para o ensino e a aprendizagem. Os dados foram recolhidos por um questionário proposto a professores que são alunos de programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Rio Grande do Sul. Os resultados, obtidos evidenciam, por meio de Análise de Conteúdo, que alguns dos sujeitos entendem a importância da relação entre tecnologia, pedagogia e conteúdo, enquanto outros entendem que a as tecnologias passaram a ser relevantes apenas a partir do contexto de isolamento social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.