AS TDIC NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores/as

  • Rafael Winicius da Silva Bueno Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ana Henriques Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p39-53

Resumen

Entendendo-se que Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação precisam fazer parte das interações pedagógicas atuais, é necessário oportunizar a formação de professores para que esses as usem em consonância com questões pedagógicas e com os conteúdos trabalhados. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizada como um estudo de caso, objetiva compreender como professores, que cursam pós-graduação em Ensino em Ciências e Matemática, entendem as interações pedagógicas, no que diz respeito ao uso das tecnologias para o ensino e a aprendizagem. Os dados foram recolhidos por um questionário proposto a professores que são alunos de programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Rio Grande do Sul. Os resultados, obtidos evidenciam, por meio de Análise de Conteúdo, que alguns dos sujeitos entendem a importância da relação entre tecnologia, pedagogia e conteúdo, enquanto outros entendem que a as tecnologias passaram a ser relevantes apenas a partir do contexto de isolamento social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Winicius da Silva Bueno, Universidade de Santa Cruz do Sul

 

É doutorando e mestre (2009) pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É graduado em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006)

Ana Henriques, Universidade de Lisboa

Professora Assistente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. PhD em Educação Matemática (Didática da Matemática).

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Bueno, R. W. da S., & Henriques, A. (2022). AS TDIC NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Dynamis, 28(2), 39–53. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p39-53