A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p171-187

Resumen

Este artigo buscou investigar sistematicamente teses e dissertações encontradas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia sobre Formação Continuada de professores de Ciências. Para tanto, a análise foi direcionada para a relação Universidade-Escola (UE), apresentando um montante de 17 trabalhos no corpus da pesquisa. O estudo é uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, sendo os dados analisados a partir da análise de conteúdo, da qual emergiram as categorias: (I) Temáticas da formação, (II) Tipos de Formação e (III) Relação Universidade-Escola. As temáticas emergiram a partir do processo de análise das pesquisas, no qual resultou um total de quinze subcategorias, dentre elas: ensino de Ciências, TIC, prática docente e saberes docentes que percebemos como as mais relevantes à discussão. Com relação aos tipos de formação, verificamos: Curso de curta duração e Curso de longa duração. Já sobre a relação UE, emergiram quatro subcategorias. Assim, destacamos a importância da formação continuada de professores de Ciências pela interação UE, bem como a defesa de que as tecnologias e que a investigação-formação-ação (IFA) podem ser parte do caminho que favorecem este processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen Regina Michelon, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões (URI) Campus Santo Ângelo (2018), foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES 2014 - 2018), atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS (2021-2022) e professora titular na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini (Três de Maio - RS), ministrando as disciplinas de Matemática e Cooperativismo, até a presente data.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Cerro Largo - RS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Michelon, K. R., & Güllich, R. I. da C. (2022). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: ESTADO DO CONHECIMENTO. Revista Dynamis, 28(2), 171–187. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p171-187