O TEOREMA DE PITÁGORAS ALÉM DA ÁREA DE QUADRADOS:

UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Autores/as

  • Eugênio Lira Filho Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Marcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p03-18

Resumen

Este artigo apresenta parte de um estudo acerca da validade do teorema de Pitágoras, junto a um grupo de oito professores, usando como recurso tecnológico o software GeoGebra. É o recorte de uma dissertação de mestrado, apresentada em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas. Durante os encontros presenciais, os professores construíram objetos dinâmicos (Objetos Digitais de Aprendizagem - ODA) para investigar o teorema de Pitágoras, utilizando o software GeoGebra. Os objetos construídos visaram a validar o teorema de Pitágoras para qualquer polígono regular construído sobre os lados do triângulo retângulo, bem como sobre um semicírculo. Os dados foram coletados a partir de diário de campo e formulários impressos de investigação. Os resultados apontam que os professores construíram um novo sentido para o teorema de Pitágoras e evidenciaram que o software GeoGebra foi produtivo na investigação realizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eugênio Lira Filho, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Matemática pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2002), pós-graduação Stricto Sensu em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2004), pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2017). Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES - RS, na linha de pesquisa "Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências Exatas". Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Novo Repartimento e professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará, onde atua em Laboratório de Informática Educativa no programa Proinfo Integrado. Também é professor de Matemática no ensino médio. Tem experiência na área de Educação Matemática e Informática Educativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Softwares Livres, Educação e Tecnologias.

Marcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora do Comitê de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação da Instituição.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Lira Filho, E., & Rehfeldt, M. J. H. (2022). O TEOREMA DE PITÁGORAS ALÉM DA ÁREA DE QUADRADOS:: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. Revista Dynamis, 28(2), 03–18. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p03-18

Número

Sección

Relatos de experiências