ENSINO TECNOLÓGICO EM PERSPECTIVA E A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA DE TECNOLOGIA E TÉCNICA

Autores/as

  • Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).
  • Amarildo Menezes Gonzaga, Prof. Dr. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas http://orcid.org/0000-0002-6082-3370

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p209-230

Resumen

Refletimos, a partir de pesquisa bibliográfica filosófico-pedagógica, o que é Ensino Tecnológico (ET). Expomos os elementos Ensino, Aprendizagem, Educação, Técnica, Tecnologia, como seus constituintes, interrelacionados, com futuro incerto, exceto se os olhamos através do tempo e decidirmos para onde queremos ir como sociedade cientifizada. Concluímos que o momento é de nos posicionarmos e assumirmos identidade própria a fim de ensinar nossos alunos para uma formação holística, um futuro democrático e consciente entre sociedade e habitat, ou se desviamos da essência pedagógica para mirar apenas na Técnica e na Tecnologia, perdendo de vista o humano. Defendemos que Tecnologia é o desenvolvimento da capacidade simbólica do homem, manifesta pela materialização da forma sobre a substância (produções técnicas) e que consciente disso, o humano manifesta-se culturalmente ou, irrefletido, é mero veículo de sua obra. Vemos na alfabetização científica um percurso viável para efetuar essa compreensão de ET.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Técnica em Química pela Escola Técnica Federal do Amazonas.

Licenciada em Ciências Biológicas, Doutoranda e Mestra Profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, pela linha Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico.

Especialista em Psicologia. Especialista em Psicologia Social e Antropologia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP).

Amarildo Menezes Gonzaga, Prof. Dr., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professor Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no IFAM. Docente Titular no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET). Doutor em Educação (Currículo e Desenvolvimento - Universidad de Valladolid). Mestre em Ciências Humanas; Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Licenciado em Letras.

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Gonçalves, C. Érica L. de C., & Gonzaga, A. M. (2022). ENSINO TECNOLÓGICO EM PERSPECTIVA E A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA DE TECNOLOGIA E TÉCNICA. Revista Dynamis, 28(1), 209–230. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p209-230