SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA EXPERIMENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: UM OLHAR METACOGNITIVO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Luiz Gonzaga de Souza Neto Mestre em Ensino das Ciências Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco Docente da Rede de Ensino Municipal de Itapissuma-PE http://orcid.org/0000-0002-1684-4190
  • Kênio Erithon Cavalcante Lima Doutorado em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco Núcleo de Ciências Biológicas - Centro Acadêmico de Vitória http://orcid.org/0000-0001-7434-7013

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p115-132

Palabras clave:

Atividade experimental investigativa, Aprendizagem móvel, Metacognição.

Resumen

A pesquisa teve a finalidade de analisar uma sequência de ensino investigativa experimental, em que utilizamos a aprendizagem móvel, visando verificar se eram empregadas estratégias metacognitivas no Ensino de Ciências. O percurso metodológico envolveu um docente colaborador de Ciências e seus vinte alunos do 7º ano. Para coletar o corpus, utilizamos as interações discursivas, os materiais desenvolvidos durante a sequência, o diário de bordo do pesquisador e uma entrevista pós-sequência com os alunos. Para identificar e analisar as estratégias metacognitivas no estudo, seguimos as categorias de ordem pessoal, procedimental, da compreensão do problema e do conhecimento. Por meio da análise, constatamos a importância do docente ao fomentar as estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem dos alunos e as implicações estabelecidas entre a atividade experimental e os smartphones na sequência.Considerando o exposto, apresentamos elementos atuais de uma sala, trazendo a tecnologia como suporte de reflexão para o aprendizado do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Gonzaga de Souza Neto, Mestre em Ensino das Ciências Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco Docente da Rede de Ensino Municipal de Itapissuma-PE

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPE-CAV e Mestrado em Ensino das Ciências pela UFRPE-PPGEC, atualmente é professor de Ciências da Rede Municipal de Itapissuma-PE, e no momento atua como Coordenador Regional do Espaço Ciência (Museu Interativo de Ciência de Olinda) na RMR (14 municípios). Para os assuntos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e as demais ações de divulgação científica.

Kênio Erithon Cavalcante Lima, Doutorado em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco Núcleo de Ciências Biológicas - Centro Acadêmico de Vitória

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenador do Mestrado Profissional (em Rede) em Ensino de Biologia com coordenação nacional da UFMG (2017-2020). Pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Produção de Recursos e Estratégias Didáticas para o ensino das Ciências e de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Ensino de Biologia, Formação de Professores e Popularização do Conhecimento Científico.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Souza Neto, L. G. de, & Lima, K. E. C. (2022). SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA EXPERIMENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: UM OLHAR METACOGNITIVO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 28(2), 115–132. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p115-132