SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA EXPERIMENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: UM OLHAR METACOGNITIVO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p115-132Palabras clave:
Atividade experimental investigativa, Aprendizagem móvel, Metacognição.Resumen
A pesquisa teve a finalidade de analisar uma sequência de ensino investigativa experimental, em que utilizamos a aprendizagem móvel, visando verificar se eram empregadas estratégias metacognitivas no Ensino de Ciências. O percurso metodológico envolveu um docente colaborador de Ciências e seus vinte alunos do 7º ano. Para coletar o corpus, utilizamos as interações discursivas, os materiais desenvolvidos durante a sequência, o diário de bordo do pesquisador e uma entrevista pós-sequência com os alunos. Para identificar e analisar as estratégias metacognitivas no estudo, seguimos as categorias de ordem pessoal, procedimental, da compreensão do problema e do conhecimento. Por meio da análise, constatamos a importância do docente ao fomentar as estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem dos alunos e as implicações estabelecidas entre a atividade experimental e os smartphones na sequência.Considerando o exposto, apresentamos elementos atuais de uma sala, trazendo a tecnologia como suporte de reflexão para o aprendizado do aluno.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-09-30
Cómo citar
Souza Neto, L. G. de, & Lima, K. E. C. (2022). SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA EXPERIMENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: UM OLHAR METACOGNITIVO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 28(2), 115–132. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p115-132
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.