REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TAS: PROBLEMÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DE EVENTOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p231-251

Palabras clave:

Ensino de Física, Eventos, Dificuldades e desafios, Física Moderna e Contemporânea, Teoria da Aprendizagem Significativa

Resumen

Essa pesquisa apresenta o resultado de uma revisão de literatura relacionado ao ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) desenvolvida a partir de dois eventos brasileiros de ensino de física: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). Nesse sentido, com a constituição do corpus de pesquisa, a partir da técnica de Análise de Conteúdo AC), chegou-se a duas categorias que são discutidas a partir do referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Através das categorias emergentes foi possível identificar e compreender algumas das principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores ao se trabalhar com a temática de FMC no contexto do ensino médio, sendo elas: dificuldades com operações matemáticas; falta de empenho e motivação; falta de estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades experimentais; carga horária reduzida da disciplina de Física no Ensino Médio; deficiência na formação de professores. A partir deste quadro será apresentada uma análise com relação a essas problemáticas e suas implicações.  

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Biografía del autor/a

Guilherme Salgueiro Goulart, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (2017). Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (2016). Atualmente, participa do PET Física (UFSM), do GPEACIM (Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática) e cursa graduação em Física-bacharelado (7º semestre) pela Universidade Federal de Santa Maria.

André Ary Leonel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é prLicenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Tem experiência na área de Ensino deLicenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.ofessor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM; e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Goulart, G. S., & Leonel, A. A. (2022). REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TAS: PROBLEMÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DE EVENTOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA. Revista Dynamis, 28(1), 231–251. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p231-251