DESVELANDO A INTERFACE INDIVIDUAL E SOCIAL DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores/as

  • Carla Vargas Bozzato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosane Nunes Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ligia Beatriz Goulart Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p75-96

Palabras clave:

Concepções de professores, Trabalho docente – Avaliação da Aprendizagem

Resumen

O presente artigo constitui uma pesquisa de abordagem qualitativa que analisa as concepções e as práticas de professores sobre avaliação da aprendizagem, as potencialidades e dificuldades ou limitações que encontram cotidianamente ao operacionalizar as práticas avaliativas, bem como apresenta elementos que sinalizam as condições nas quais exercem a docência. Os sujeitos da pesquisa são professores da Educação Básica, de escolas públicas do município de Pelotas - RS, que atuam na área de Ciências da Natureza. Os dados obtidos pela análise dos projetos políticos pedagógicos (PPPs), o questionário fechado e a entrevista semiestruturada, apontam que as condições de trabalho e os desafios do cotidiano de sala de aula conduzem a potencializar diferentes modos de desempenhar a docência, principalmente no que tange a avaliação, conduzindo a escolhas de estratégias que os distanciam de situações de conflito e que produzam resultados que atendam aos padrões exigidos pelo sistema.

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Biografía del autor/a

Carla Vargas Bozzato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Ciências Físicas Biológicas - Habilitação Biologia pela Universidade Católica de Pelotas (1989), Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1995), Especialização em Didática e Metodologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Registro-SP (1999) , Especialização em Educação com Ênfase no Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (2009), Mestrado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (2013) e Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2021) na linha de pesquisa Investigação Científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e em laboratório. Foi bolsista pela CAPES como Supervisora do PIBID I da UFPEL(2009-2010), bolsista do FNDE da UAB - Formação de Professores atuando como tutora à distância no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas ( 2011-2014 ) e da Rede e-Tec, bolsista do FNDE, atuando como tutora à distância no Instituto Federal de Pelotas no Campus CAVG(2015 à fev. 2017) . É concursada como professora de Biologia e Ciências da rede pública estadual do RS desde 1993 e, atualmente exerce a função de diretora geral na Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello, no município de Pelotas-RS. Também é sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores de Ensino de Ciências(ABRAPEC) desde 2013. Pertence ao grupo de pesquisa de Alfabetização Científica da UFRGS desde 2016 até o momento. Ingressou para o Bacharelado em Antropologia na UFPEL em 2019/2.

Rosane Nunes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas (1992) e Bacharel em Ciências Biológicas (ênfase em genética) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994); mestre em Genética e Biologia Molecular (1997) e Doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem formação em Genética, com ênfase em Citogenética e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética de cromossomos politênicos e caracterização de metilação no genoma de diferentes espécies de Drosophila. Também desenvolveu pesquisa sobre Terapia Gênica na MPS I. Atualmente é professora da carreira de EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordena o grupo de pesquisa Alfabetização Científica no ensino básico que atua em duas linhas de pesquisa: a) Alfabetização científica no ensino básico e b) Trajetórias criativas: investigação curricular nos anos finais do Ensino Fundamental. Atua também na formação inicial e continuada de professores através do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE / UFRGS e do Programa de Extensão Trajetórias Criativos - CAp / UFRGS que assessora docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul - SEDUC no atendimento a estudantes de 15-17 anos que ainda permanecem no Ensino Fundamental. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Química da Vida e Saúde da UFRGS, atuando na linha de pesquisa Educação Científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, universidade e laboratório de pesquisa.

Ligia Beatriz Goulart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora colaboradora do PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou como Comissão Técnica no PNLD de Geografia Anos Iniciais em 2016, como coordenadora adjunta no PNLD Geografia Anos Finais em 2017, como coordenadora Adjunta no PNLD Geografia Ensino Médio em 2018 e Coordenadora Pedagógica do PNLD Projetos Integrados Anos Iniciais -2019. Tem experiência na área de Geografia e Pedagogia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, aprendizagem, ensino, educação, projetos Integrados e educação integral. É pesquisadora do Projeto Trajetórias Criativas que atende jovens de 15-17 anos em distorção idade -série, desde 2011. Parceria UFRGS- SEDUC-RS

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Vargas Bozzato, C., Nunes Garcia, R., & Goulart, L. B. (2022). DESVELANDO A INTERFACE INDIVIDUAL E SOCIAL DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Dynamis, 28(2), 75–96. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p75-96