MODELAGEM MATEMATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE TRABALHOS DO XI CNMEM
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p92-106Palabras clave:
Educação Matemática, Formação Continuada, Processos Educativos.Resumen
Este objetiva analisar os trabalhos sobre Modelagem Matemática e Formação de Professores nos anais da XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – XI CNMEM, de forma a perceber como as discussões relacionadas a esta temática vem sendo apresentadas nesse evento. A pesquisa é qualitativa, e corpus de análise são sete artigos, selecionados nos anais da Conferência, analisados mediantes as categorias definidas a priori: a) objetivo das pesquisas; b) metodologia das pesquisas; c) as bases teóricas; e d) resultados das pesquisas. Os resultados monstraram a existência de diferentes concepções da Modelagem Matemática, as quais possibilitam que os profissionais as utilizem com abordagens distintas. Com isso, percebeu-se a importância de fomentar cursos de formação continuada para docentes, bem como propiciar novos mecanismos que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem, instigando o professor a (re)pensar sobre sua prática educativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.