CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS EVIDENCIADOS NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p46-70

Abstract

 O artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que objetiva descrever aspectos concernentes às práticas descritas nos 42 relatos de experiência da XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Apresentamos nas discussões um panorama do público privilegiado por essas práticas, as concepções de Modelagem adotadas, os temas motivadores e os conteúdos matemáticos mobilizados. Como resultado da pesquisa podemos constatar que as práticas de Modelagem Matemática vêm sendo realizadas em diversos níveis de ensino. Além disso, há alguns aspectos que convergem e se destacam nos relatos, como à opção da realização de trabalhos em grupo e visitas realizadas em locais fora da escola para tornar as atividades de modelagem mais atrativas, abaixa implementação de práticas cujo tema partem do interesse dos estudantes. Algumas descrições contidas nos relatos de experiência nos levam a constatar a necessidade de maiores reflexões sobre aspectos teóricos e implementações de práticas de Modelagem Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosangela Ramon, Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Xanxerê

Possui graduação em Matemática pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004), especialização em Matemática - Formação de professor - pela UFSC e mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009).  É doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência em educação presencial e a distância. Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Xanxerê, atuando nos cursos Técnicos Integrados e na Engenharia Mecânica.

Nagmar Ferreira de Souza, Secretaria da Educação do Estado do Paraná: Terra Roxa, Paraná, BR.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Paranaense (2007). Especialização em ensino de Matemática e Física. Especialização em Educação Especial. Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática e é professora efetiva de matemática na rede estadual de ensino - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Matemática.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia. Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017-2018. Compôs o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, 2014-2017 e passou à atuar como colaborador em 2018. Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, conceito 4), campus Cascavel.

Published

2022-03-30

How to Cite

Ramon, R., Ferreira de Souza, N., & Klüber, T. E. (2022). CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS EVIDENCIADOS NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Revista Dynamis, 28(1), 46–70. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p46-70