INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL / MATHEMATICAL RESEARCH: A METHODOLOGICAL ALTERNATIVE FOR TEACHING GEOMETRY WITH STUDENTS OF THE 5th YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p194-214

Keywords:

Geometria, Investigação Matemática, Estratégias e conjecturas.

Abstract

Neste trabalho, teve-se por objetivo, analisar estratégias que os alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, utilizam ao realizar tarefas investigativas, envolvendo o cálculo de áreas e perímetros de figuras planas. Ademais procurou-se, investigar as conjecturas elaboradas por estes alunos para comparar figuras de mesma área, mas com valores de perímetros diferentes e vice-versa. Foram utilizadas as etapas propostas por Ponte, Brocardo e Oliveira (2006), para desenvolver duas tarefas envolvendo a Investigação Matemática.  Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados diários de campo, resolução de tarefas, observações, questionários, gravação de voz e filmagens. Para a análise dos dados, optou-se pela análise descritiva, que consiste na descrição de características de determinados fenômenos. Para a resolução das tarefas investigativas propostas os alunos usaram o material concreto e o desenho. Percebeu-se que o trabalho em grupo foi produtivo, para elaboração das conjecturas e compreensão dos conceitos geométricos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joseane Marta Vian, Univates

Ensino Médio Magistério/1997

Graduação em Matemática/ 2007/Universidade Luterana do Brasil/RS. Especialização em Pedagogia Gestora Orientação e Supervisão Escolar. Mestrado em Ensino de Ciências Exatas.

Pós graduação em Pedagogia Gestora: Orientação e Supervisão Escolar/AUPEX


MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS. UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI – UNIVATES

 

 

 

 

Marli Teresinha Quartieri, UNIVATES

Professora de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino e do Programa em Ensino de Ciências Exatas.

Published

2021-09-29

How to Cite

Vian, J. M., & Quartieri, M. T. (2021). INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL / MATHEMATICAL RESEARCH: A METHODOLOGICAL ALTERNATIVE FOR TEACHING GEOMETRY WITH STUDENTS OF THE 5th YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION. Revista Dynamis, 27(2), 194–214. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p194-214

Issue

Section

Relatos de experiências