APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS MULTISSENSORIAIS E INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E DOCENTES DE QUÍMICA / MEANINGFUL LEARNING, MULTISENSORY EXPERIMENTAL ACTIVITIES AND INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT: CHEMISTRY TEACHERS AND UNDERGRADUATE STUDENTS’ PERCEPTIONS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p212-234Keywords:
Inclusão, Ensino de Química, Aprendizagem Significativa, Atividades Experimentais Multissensoriais.Abstract
Neste trabalho, articulam-se perspectivas de Aprendizagem Significativa à multissensorialidade, em delineamento pertinente às atividades experimentais multissensoriais. Com essa composição, evidenciam-se demandas para inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Química. Analisam-se percepções de licenciandos e docentes de Química sobre essas demandas. As proposições de interpretação incidem sobre registros em diário de campo e áudio, oriundos de quatro encontros em Oficina de Aprendizagem. Denotam-se percepções com alusão a aspectos interativos, comunicativos e de articulação de demandas, envolvendo docentes, alunos com deficiência visual e videntes. Os sujeitos expressaram concepção de aprendizagem com distinção de vertente lógica e psicológica, em perspectiva de multissensorialidade, e distinguiram características singulares e conhecimentos prévios; reconheceram processos de estabelecimento de relações pertinentes a domínio empírico-concreto e atributos essenciais de conceitos, alocando especificidades referentes a conteúdos de Química e obtenção de informações por diversos sentidos. Evidenciaram-se noções inadequadas de conteúdos de Química e sua abordagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.