APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS MULTISSENSORIAIS E INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E DOCENTES DE QUÍMICA / MEANINGFUL LEARNING, MULTISENSORY EXPERIMENTAL ACTIVITIES AND INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT: CHEMISTRY TEACHERS AND UNDERGRADUATE STUDENTS’ PERCEPTIONS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p212-234

Keywords:

Inclusão, Ensino de Química, Aprendizagem Significativa, Atividades Experimentais Multissensoriais.

Abstract

Neste trabalho, articulam-se perspectivas de Aprendizagem Significativa à multissensorialidade, em delineamento pertinente às atividades experimentais multissensoriais. Com essa composição, evidenciam-se demandas para inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Química. Analisam-se percepções de licenciandos e docentes de Química sobre essas demandas. As proposições de interpretação incidem sobre registros em diário de campo e áudio, oriundos de quatro encontros em Oficina de Aprendizagem. Denotam-se percepções com alusão a aspectos interativos, comunicativos e de articulação de demandas, envolvendo docentes, alunos com deficiência visual e videntes. Os sujeitos expressaram concepção de aprendizagem com distinção de vertente lógica e psicológica, em perspectiva de multissensorialidade, e distinguiram características singulares e conhecimentos prévios; reconheceram processos de estabelecimento de relações pertinentes a domínio empírico-concreto e atributos essenciais de conceitos, alocando especificidades referentes a conteúdos de Química e obtenção de informações por diversos sentidos. Evidenciaram-se noções inadequadas de conteúdos de Química e sua abordagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Franciane de Fátima Foques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Licenciada em Química. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET)/UTFPR.

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação para a Ciência. Professora Associada do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS)/UTFPR.

 

Published

2021-04-01

How to Cite

Foques, F. de F., & Sutil, N. (2021). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS MULTISSENSORIAIS E INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E DOCENTES DE QUÍMICA / MEANINGFUL LEARNING, MULTISENSORY EXPERIMENTAL ACTIVITIES AND INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT: CHEMISTRY TEACHERS AND UNDERGRADUATE STUDENTS’ PERCEPTIONS. Revista Dynamis, 27(1), 212–234. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p212-234

Issue

Section

Relatos de experiências