LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE UM 9.º ANO / READING AND INTERPRETATION OF STATISTICAL GRAPHS: AN ANALYSIS OF THE UNDERSTANDING OF 9TH GRADE STUDENTS

Authors

  • Sidney Silva Santos Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL
  • Geovane Carlos Barbosa Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL Universidade Cidade de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p79-100

Keywords:

Educação Estatística, Gráficos estatísticos, Leitura e interpretação, Ensino Fundamental.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de alunos, por meio de três atividades que envolvem a leitura e a interpretação de gráficos de barras, setores e linhas. Participaram deste estudo 32 alunos do 9.º ano (14 anos) do Ensino Fundamental de uma escola particular do litoral sul do estado de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma análise qualitativa na perspectiva diagnóstica e descritiva. O processo de análise da compreensão da linguagem gráfica pautou-se nas ideias proposta por Curcio (1989), que considera três níveis de compreensão da linguagem gráfica. Concluímos que esse grupo de alunos possuem baixo desempenho na compreensão da linguagem gráfica do segundo nível, porém no primeiro e no terceiro níveis os estudantes tiveram maior desenvoltura nos três tipos de gráficos avaliados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sidney Silva Santos, Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL - 2018), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN - 2016), atuando na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Inovações e Formação Continuada de Professores de Matemática que ensinam Estatística, respectivamente. Especialista em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - 2009). Possui Graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em informática pela Universidade Paulista (UNIP - 2007) e Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil (FAB - 2017). Atuou como professor da Educação Básica e Educação Superior na rede pública e privada de ensino do estado de São Paulo por vários anos.

Geovane Carlos Barbosa, Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), Graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Ateneu (2015) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é dedicação exclusiva do Instituto Federal de Tecnologia do Espírito Santo - Campus Cachoeiro. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Regressão, Análise Multivariada, Educação Matemática, Educação Estatística.

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL Universidade Cidade de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Taubaté (1985), graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1987), Aperfeiçoamento em Matemática Pura pelo IMECC/UNICAMP, Especialização em Modelagem Matemática no Meio Ambiente pela UNESP/Guaratinguetá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado na The University of Georgia (UGA) com financiamento Fapesp (2008).

Published

2021-04-01

How to Cite

Santos, S. S., Barbosa, G. C., & Lopes, C. E. (2021). LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE UM 9.º ANO / READING AND INTERPRETATION OF STATISTICAL GRAPHS: AN ANALYSIS OF THE UNDERSTANDING OF 9TH GRADE STUDENTS. Revista Dynamis, 27(1), 79–100. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p79-100