TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: INTEGRANDO ARITMÉTICA, GEOMETRIA E ÁLGEBRA NO ENSINO DAS FRAÇÕES / CONCEPTUAL FIELDS THEORY: INTEGRATING ARITHMETIC, GEOMETRY AND ALGEBRA IN THE FRACTIONS TEACHING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p42-58

Keywords:

Ensino, Aprendizagem, Matemática, Campos Conceituais, Frações.

Abstract

A presente pesquisa visa analisar as potencialidades de uma aprendizagem pautada na Teoria dos Campos Conceituais, elaborada por Gérard Vergnaud, e desenvolvida através de uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de Frações, a uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental do Ensino Regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na própria prática, por meio do desenvolvimento de um estudo de caso, e na bibliografia de renomados educadores matemáticos e pesquisadores da área. Nesse contexto, o pesquisador atuava como professor de matemática na turma em questão, focando-se na constante análise acerca da construção do conhecimento discente a partir de um ensino previamente planejado com vistas às diferentes representações e estruturas de frações. Os resultados evidenciaram uma aprendizagem significativa, na qual a relação dos conceitos construídos encaminhou a assimilação de novos saberes, oportunizando o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jonatan Ismael Eisermann, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (2018).

Mestrando em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2021-04-01

How to Cite

Eisermann, J. I., Schulz, J. A. T., & Fuchs, M. J. (2021). TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: INTEGRANDO ARITMÉTICA, GEOMETRIA E ÁLGEBRA NO ENSINO DAS FRAÇÕES / CONCEPTUAL FIELDS THEORY: INTEGRATING ARITHMETIC, GEOMETRY AND ALGEBRA IN THE FRACTIONS TEACHING. Revista Dynamis, 27(1), 42–58. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p42-58