ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA: EXPRESSÕES DE UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-COMPLEXA EM BIOLOGIA / SEMIOLINGUISTIC ANALYSIS OF THE UNDERGRADUATES STUDENTS DISCOURSE: EXPRESSIONS OF A SYSTEMIC-COMPLEX APPROACH IN CELLULAR AND MOLECULAR BIOLOGY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p03-25

Keywords:

Biologia Celular e Molecular, Paradigmas, MoMuP-PE, Conceitos.

Abstract

A Biologia Celular e Molecular é uma área de mais difícil compreensão devido à complexidade conceitual que essa área comporta e ao modo de ensino, geralmente amparado nos paradigmas da ciência cartesiana. Este trabalho busca interpretar como se dá a construção articulada dos conceitos em Biologia Celular e Molecular, a partir da análise das construções coletivas de trinta estudantes, sob uma abordagem sistêmico-complexa, o MoMuP-PE (Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco). Utilizou-se a análise semiolinguística do discurso, a fim de compreender as transições entre os níveis de organização biológica e suas relações com as concepções paradigmáticas de ciência. Percebendo-se afinal, que os discentes relacionam o metabolismo de carboidratos com suas diversas rotas desde o nível molecular ao nível orgânico. E ainda, extrapolam essa relação com outras vias metabólicas quando solicitados. O modo de construção de conceitos dos estudantes é gradativo, amparado no vaivém dos pensamentos cartesiano e sistêmico.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renato Araújo Torres de Melo Moul, UFRPE

Mestre em Ensino de Ciências (UFRPE) e graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFRPE com período sanduíche na Universidade de Coimbra. Possui interesse em processos de ensino e aprendizagem bem como em filosofia e história da ciência. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

Risonilta Germano Bezerra de Sá, UFRPE - Departamento de Educação

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1986), Aperfeiçoamento em Construtivismo no Ensino de Ciências, realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993), Especialização em Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (1996), Especialização em Estudos Surdos: Diferenças e Cultura, realizado na Faculdade Santa Helena (2009), Curso de Atualização em Genética, realizado na Universidade de Pernambuco (2010). Mestrado em Ensino das Ciências/ Biologia, realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Doutorado em Ensino das Ciências/ Biologia realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Professor II GM13 - Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (aposentada) e professor MGE LPE III A - Secretaria de Educação de Pernambuco (aposentada). Desenvolvimento de Atividades na Educação Básica com: Docência em Ciências e Biologia nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Gestão Pedagógica, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores de Ciências e Biologia nas Redes Públicas de Ensino do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife. Experiência na área de Educação, com ênfase em: Políticas Públicas, Ensino de Ciências e Biologia, Formação Docente, Acompanhamento da Prática Pedagógica, Formação de Conceitos numa perspectiva Sistêmico-Complexos em Ciências e Biologia e Ensino/Aprendizagem de Surdos, Gestão e Supervisão Escolar. Em pesquisa atua principalmente nos seguintes temáticas na área de Ciências e Biologia: Formação de Conceitos a Partir da Escola Soviética, Perfil Conceitual, Concepções Alternativas, Evolução Conceitual, Dificuldades de Aprendizagem, Conceitos Sistêmico-Complexos, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Estudos Surdos, História e Filosofia das Ciências, Formação Docente, Prática Pedagógica e Modelo das Múltiplas Perspectivas/Pernambuco (MoMuP/PE), Avaliação de Aprendizagem.

Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, UFRPE

Graduada em Medicina (1986) e com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, desenvolvendo ensaios pré clínicos de moléculas bioativas, especificamente atividade antitumoral, anti-Schistosoma mansoni e na modulação dos pocessos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa. Tais atividades são direcionadas à formação de conceitos e construção de significados associada à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no biênio 2016-2018.

Published

2019-05-29

How to Cite

Araújo Torres de Melo Moul, R., Germano Bezerra de Sá, R., & dos Anjos Carneiro Leão, A. M. (2019). ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA: EXPRESSÕES DE UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-COMPLEXA EM BIOLOGIA / SEMIOLINGUISTIC ANALYSIS OF THE UNDERGRADUATES STUDENTS DISCOURSE: EXPRESSIONS OF A SYSTEMIC-COMPLEX APPROACH IN CELLULAR AND MOLECULAR BIOLOGY. Revista Dynamis, 25(1), 03–25. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p03-25