FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES “PARA DENTRO DA PROFISSÃO” NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA / INITIAL FORMATION OF TEACHERS “FOR INSIDE THE PROFESSION” WITHIN THE FRAMEWORK OF PIBID/MATHEMATICS

Authors

  • Márcio Urel Rodrigues Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - Barra do Bugres/MT http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Departamento de Educação Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.
  • Luciano Duarte Silva Professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG – Goiânia/GO. http://orcid.org/0000-0003-4510-9053

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p26-45

Keywords:

Escolas como Espaço Formativo, PIBID, Formação Inicial de professores de Matemática, Aproximação Universidades e Escolas.

Abstract

Neste artigo objetivamos evidenciar a importância da formação inicial de professores de Matemática ‘para dentro da profissão’ no âmbito das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no Brasil. Como base teórica, recorremos aos estudos de Nóvoa (2009), envolvendo a escola como espaço formativo para o processo de formação inicial de professores. Os dados foram constituídos por meio de dois instrumentos: questionários respondidos por 394 participantes dos subprojetos do PIBID/Matemática de 83 universidades do Brasil e entrevistas realizadas com coordenadores institucionais ou de gestão do PIBID de três universidades públicas paulistas – UFSCar, USP e Unesp – e com a diretora da Capes. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), os quais nos conduziram a quatro constatações: (i) a formação inicial de professores de Matemática deve ser realizada “para dentro da profissão”, pois as teorias desenvolvidas nas licenciaturas em Matemática estão desconectadas da prática realizada nas escolas; (ii) as universidades precisam reconhecer as escolas também como espaço formativo de professores de Matemática no Brasil; (iii) os gestores das escolas proporcionaram acolhimento e suporte para o desenvolvimento das ações do PIBID/Matemática no Brasil; (iv) a vivência dos licenciandos em Matemática no futuro campo de atuação, com o apoio de professores coformadores mais experientes, proporcionada pelo PIBID, contribuiu para os processos formativos dos futuros professores de Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcio Urel Rodrigues, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - Barra do Bugres/MT

Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP.

Professor do curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNEMAT - Barra do Bugres/MT
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UNEMAT - Barra do Bugres/MT

Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Departamento de Educação Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Doutora em Educação Matemática, e professora lotada no Departamento de Educação Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Luciano Duarte Silva, Professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG – Goiânia/GO.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG – Goiânia/GO.

Published

2019-05-29

How to Cite

Rodrigues, M. U., Miskulin, R. G. S., & Silva, L. D. (2019). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES “PARA DENTRO DA PROFISSÃO” NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA / INITIAL FORMATION OF TEACHERS “FOR INSIDE THE PROFESSION” WITHIN THE FRAMEWORK OF PIBID/MATHEMATICS. Revista Dynamis, 25(1), 26–45. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p26-45