Caracterização de modelos pedagógicos de educação superior a distância: um estudo de caso coletivo

Authors

  • Selma dos Santos Rosa Programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • José André Peres Angotti Programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p35-45

Keywords:

Modelos de Educação a Distância, Estudo de caso coletivo, Metodologia de pesquisa

Abstract

Este artigo constitui-se na descrição das trilhas metodológicas de uma investigação de doutorado em andamento. Reflete-se sobre como uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada na análise de conteúdo, na revisão bibliográfica e no estudo de caso coletivo, contribui para caracterizar Modelos Pedagógicos de Educação a Distância (EaD) de nível superior. Para tal, se considerou promissor desenvolve-la à luz do significado da experiência educacional vivida por docentes, em suas próprias realidades. Na base ontológica, predomina a construção do conhecimento a partir da experiência desses sujeitos, cujo resultado constituiu a essência dos dados empíricos. Selecionaram-se 3 unidades de análise e 2 cursos de áreas diferentes com a proposição de caracterizar Modelos de EaD brasileiros, e também uma unidade de análise portuguesa com a proposição de buscar contribuições externas. Nas considerações finais enfatiza-se as limitações e as possibilidades que emergiram ao longo da pesquisa, no que tange a metodologia utilizada.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-01

How to Cite

Rosa, S. dos S., & Angotti, J. A. P. (2013). Caracterização de modelos pedagógicos de educação superior a distância: um estudo de caso coletivo. Revista Dynamis, 19(2), 35–45. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p35-45