EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE E DA EQUIPE DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p120-126Keywords:
educação em saúde, representações sociais, saúde bucal coletiva, educação popular, promoção de saúde.Abstract
A educação em saúde pode ser considerada um campo de conhecimento interdisciplinar, que necessita de diferentes embasamentos das áreas da educação e da saúde. Deve ser capaz de integrar conhecimentos sobre o homem e a sociedade, contemplando a dimensão biológica, para explicar a complexidade do processo saúde- doença e orientar as práticas dos processos educativos. A abordagem metodológica dessa pesquisa foi qualitativa, a partir das representações sociais de 20 sujeitos da comunidade Coripós, sendo usuários do serviço de saúde e membros da equipe de saúde do PSF compreendidos por profissionais e agentes comunitários. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista não diretiva na unidade de saúde ou em visita domiciliar. Para a análise dos dados foram criadas categorias, sendo: 1) dimensões do processo saúde-doença; 2) significados e valores da educação em saúde e 3) barreiras e dificuldades para adoção de hábitos saudáveis. Percebe-se um bom entrosamento e boa aceitação dos usuários com a equipe de saúde, porém esse entrosamento não foi capaz de superar a passividade frente ao conhecimento científico. O enfoque individual quase exclusivo na representação do processo saúde-doença é revelado pela crença no assistencialismo como cura das doenças e responsabilização individual. A preocupação, revelada de forma enfática, pelos diferentes sujeitos com o ambiente que em sua essência traz a possibilidade do coletivo, pode ser uma estratégia para o desenvolvimento de ações coletivas na comunidade. Palavras-chave: educação em saúde; representações sociais; saúde bucal coletiva; educação popular; promoção de saúde.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-01-23
How to Cite
Medeiros, B., & Gurgel Calvet da Silveira, J. L. (2008). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE E DA EQUIPE DE SAÚDE. Revista Dynamis, 13(1), 120–126. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p120-126
Issue
Section
Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.