A TIC nos Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p43-57Keywords:
projeto político pedagógico, tecnologia da informação e comunicação, inserção curricular.Abstract
O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC vem sendo divulgada como uma promessa no ensino. Os professores reconhecem seu valor na educação, mas experimentam dificuldades em seu processo de adoção. Sua integração curricular de forma criativa nas práticas docentes é ainda resultado de experiências isoladas de sucesso. O docente é visto neste cenário como o principal ator em termos de melhorar e potencializar o novo ambiente digital nas escolas. Neste artigo são apresentados os resultados da análise documental dos projetos político pedagógicos dos cursos de licenciatura em Física, Química, e Matemática. O objetivo da análise foi a investigação nos projetos da proposta de inserção curricular da TIC. Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise categorial, construída a partir da dimensão “Inserção Curricular da TIC” que incorpora as categorias de análise “competências do licenciado”, “obstáculos no uso da TIC” e a “TIC curricular .
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.