Avaliação quantitativa da pressão para sucção e sua relação com a má-oclusão
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n3p60Keywords:
Má-oclusão. Sucção de dedo. Comportamento de sucção. Dentição decídua. Hábitos.Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar a pressão de sucção e sua relação com a má-oclusão em crianças pré-escolares. A amostra foi constituida por 30 crianças de ambos os sexos com idade entre 4 a 5 anos de idade ainda com dentição decídua, portadora ou não do hábito de sucção de bico, com bom estado de saúde. Houve treinamento da equipe para coleta dos dados e foi utilizado um equipamento eletrônico não-invasivo, vacuômetro da marca Instrutherm ® modelo VDR-920 acoplado a um transdutor que é um dispositivo de plástico semelhante ao bico de uma chupeta. Foi feita a leitura inicial do vacuômetro e adotada como pressão inicial do sistema (PI) e posteriormente comparada com as médias finais das sucções dos pré-escolares (PF). Também foi realizada a avaliação dos aspectos morfológicos da oclusão mediante a inspeção visual da relação ântero-posterior dos molares decíduos. Os resultados do teste de Wilcoxon mostrou que existe diferença significativa entre as crianças com hábito e sem hábito no exame da arcada superior para a classificação de Baume (p=0,04). Para análise transversal da arcada, observou-se valores de r=0,039 para p=0,890 que mostra uma relação muito fraca entre a mordida cruzada e o módulo da pressão negativa para crianças com hábitos de sucção. Nas crianças sem o hábito notou-se uma relação direta entre o módulo da pressão negativa e a mordida cruzada, mas não significativa (r= 0,433 e p= 0,107). Concluiu-se que os hábitos orais deletérios apesar de exercer fatores negativos ao desenvolvimento na cavidade bucal parece não interferir na pressão para sucção.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.