O ENSINO DO CONCEITO DE ÁREA DO PARALELOGRAMO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Authors

  • Caroline Friedel
  • André Vanderlinde da Silva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11953

Abstract

Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. O objetivo é investigar as contribuições do uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no ensino do conceito da área do paralelogramo. A pesquisa possui caráter qualitativo e os dados foram construídos a partir da observação, da análise da documentação das resoluções dos estudantes e das transcrições das interações dos estudantes entre si e com a pesquisadora. Ao longo da pesquisa, os estudantes resolveram um problema que exigia o cálculo de área do paralelogramo e, em seguida, buscaram uma generalização para o cálculo da área desse polígono. Os resultados da análise de dados indicam que o ensino através da Resolução de Problemas promove o desenvolvimento da proficiência do conceito de áreas, possibilitando que os estudantes apliquem seus conhecimentos de forma crítica e criativa.

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Author Biographies

Caroline Friedel

Mestra em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

André Vanderlinde da Silva, UFSC

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP)

Docente do Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Published

2024-09-23

How to Cite

Friedel, C., & Vanderlinde da Silva, A. (2024). O ENSINO DO CONCEITO DE ÁREA DO PARALELOGRAMO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11953. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11953