ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE VACINAS:

PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CONTRA A DESINFORMAÇÃO

Authors

  • Sergio Geraldo Torquato de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Lima Tavares Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG
  • Lilian Azevedo Silva Leal Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11696

Abstract

Neste trabalho investigamos como o Ensino de Ciências por Investigação pode contribuir para a alfabetização científica. Para isso, foi desenvolvida uma sequência de ensino que buscou auxiliar estudantes a desenvolverem habilidades para reconhecer notícias falsas. As atividades se relacionavam com o coronavírus e as vacinas. Utilizamos uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de intervenção e os dados foram coletados por meio de diário de bordo, atividades e relatórios. A partir desses dados, realizaram-se análises que visavam encontrar indicadores de alfabetização científica e de como os estudantes mobilizavam conhecimentos para julgar informações. Foi possível observar reflexões sobre o papel das mídias na divulgação do conhecimento e da desinformação e a presença de alguns indicadores de alfabetização cientificas, propostos por Norberto (2018), o que denota aprendizagens a respeito de conceitos e habilidades necessárias para compreender como o conhecimento científico é produzido e sua conexão com a política, a economia e a sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sergio Geraldo Torquato de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência

Universidade Federal de Minas Gerais

Marina Lima Tavares, Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (PPGE/FaE/UFMG) com pós-doutorado na área de Análise do Discurso realizado na The Ohio State University em Columbus/Ohio, Estados Unidos.

Link do lattes da professora doutora filiada à UFMG:

http://lattes.cnpq.br/7313929666462604

Lilian Azevedo Silva Leal, Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG

Especialista em Ensino de Ciências

Universidade Federal de Minas Gerais

Published

2024-06-05

How to Cite

Geraldo Torquato de Oliveira, S., Lima Tavares, M., & Azevedo Silva Leal, L. (2024). ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE VACINAS:: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CONTRA A DESINFORMAÇÃO. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11696. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11696