DISCUTINDO PRÁTICAS EQUITATIVAS DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA NEURODIVERSIDADE

Authors

  • Elton de Andrade Viana Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11305

Abstract

Apresenta um estudo sobre o autismo na Educação Matemática na perspectiva da neurodiversidade. Com o objetivo de abordar o autismo na perspectiva do movimento da neurodiversidade, tem como pergunta de pesquisa: quais são os elementos que podemos considerar como estimuladores de práticas docentes mais equitativas no ensino de matemática no processo de inclusão de estudantes autistas? O referencial metodológico é a pesquisa-ação, com a realização de uma oficina envolvendo professores de educação básica da região noroeste do estado de São Paulo. O estudo identifica três elementos que estimulam as práticas equitativas de ensino: (1) a necessidade de uma apresentação e discussão sobre paradigmas e pressupostos de natureza mais sociológica do que médica sobre o autismo, (2) as relações entre as experiências pessoais de docência com as novas discussões pedagógicas que são proporcionadas no coletivo, e (3) a importância da articulação no coletivo de professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elton de Andrade Viana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Braz Cubas - UBC (2006), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Campus Rio Claro (2017) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2023), com período de doutorado sanduíche na Universitat de Barcelona (Espanha), através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Professor de Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo e Professor do Instituto Superior de Educação de São Paulo - Faculdade Singularidades. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação Matemática, Autismo, Inclusão, Neurodiversidade e Teorias pós-modernas na Educação Matemática. 

Published

2024-05-03

How to Cite

Viana, E. de A. (2024). DISCUTINDO PRÁTICAS EQUITATIVAS DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA NEURODIVERSIDADE. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11305. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11305