A INDISSOCIABILIDADE LINGUAGEM-DESENVOLVIMENTO: QUANDO OS CONTEXTOS SE INTEGRAM
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p94-114Abstract
O contínuo processo de mediação semiótica entre os elementos do meio e os indivíduos estabelece uma relação que amplia os conhecimentos, a partir de um movimento entre a percepção e a linguagem, sistêmico e influenciador do comportamento dos indivíduos. A consciência expressa-se como resultado da atividade humana, fluxo contínuo entre o ambiente interno e o externo, impactado pelo meio onde o indivíduo se encontra. Assim, a aprendizagem parte da consolidação do objeto e objetivo do ensino com as interações sociais, pois, em trocas estabelecidas, locutores e interlocutores integram diferentes “tons” aos discursos a partir da organização do pensamento. Portanto, a linguagem é atividade, reflexo de um trabalho cognitivo. A presente análise enfoca interações formativas do ensino de conceitos submicroscópicos, objetivando compreender a indissocialidade entre a linguagem e a internalização do conhecimento. Resultados sugerem que a linguagem se comporta como mediadora da construção e reconstrução conceitual, despertando processos internos de desenvolvimento, estimulados pelas interações entre os indivíduos e os meios em que se encontram inseridos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.