CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: A EPISTEMOLOGIA DE GÉRARD FOUREZ / SOCIAL CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: THE EPISTEMOLOGY OF GÉRARD FOUREZ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p43-58Palavras-chave:
Epistemologia, Construção do conhecimento, Gérard Fourez, Ensino de Ciências.Resumo
Neste artigo refletimos sobre a construção do conhecimento na perspectiva de Gérard Fourez, epistemólogo belga, estudioso de questões relativas à Epistemologia, à Ética e à Filosofia da Educação. Nosso objetivo é compreender o posicionamento epistemológico do autor e sua relação à Educação em Ciências. O percurso metodológico diz respeito à leitura e nossas reflexões relativas à parte da obra de Fourez, além de indicarmos contribuições para o ensino de ciências por meio de processos de tomadas de decisão possibilitadas pela alfabetização científica e tecnológica como objetivo da epistemologia aqui apresentada. De acordo com as obras lidas, corroboramos que a visão epistemológica de Fourez se estrutura em torno da perspectiva socioconstrutivista ao considerar os saberes construídos culturalmente; dessa forma, ambos, conhecimento científico e conhecimento popular são legitimados nos processos epistemológicos. Compreendemos que a ciência, na visão do autor, se revela como uma construção sócio-histórica feita por humanos e para humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.